Fruta



Fruta.
Este tema... ai este tema... fruta!
Fruta.
Sei que há muitas pegas... fruta, fruta, pronto!
Há a fruta da muita fruta!!!

Há Nesperinhas, Limõezinhos, Laranjinhas, Perinhas, Papaias e nos casos mais dramáticos, vulgares em terras de bush, as Abóboras.
Isto do lado feminino porque do lado masculino temos os Pêssegos, os Pêros e os Pães que é a fruta do padeiro.
Ah... e na área das cabeças há as de Abóbora, Melancia e Melão, todas com muita água. Se os Alhos forem aceites como fruta, teremos as dos chochos.

No entanto sinto-me mais atraído pelas frutas, frutas.
Isto quer dizer que sempre gostei muito de fruta.
Banana esmagada com sumo de Laranja....hum... é o máximo! Sempre gostei. Os Morangos, se bons, são uma delícia! Naturais ou com açúcar, com ou sem chantilly... muitos! Para batido ou gelado também são dos meus preferidos. Na minha tenra idade houve uma excepção, agora já ultrapassada, no meu gosto generalizado por frutas. A Manga. Talvez o sabor fosse invulgar e algo adstringente, pastoso. Mas, hoje, já incorporei este sabor nos sabores agradáveis. Mas tem que estar bem madura!
A Papaia descobri-a em Tete, Moçambique, de manhã ao pequeno almoço, partida ao meio, como se faz à Meloa, limpa das inúmeras sementes pretas sobre o alaranjado profundo da polpa, com açúcar e sumo de limão... um regalo! Gostava imenso do processo de limpá-la das sementes molhadas e escorregadias.

Afinal tive também um caso bicudo com outra fruta, a Pera Abacate, não foi só com a Manga. Este problema com a Pera Abacate terminou com a descoberta do açúcar, do limão e da canela. Esmagada. Outra fruta que gosto de comer esmagada, como para os bebés, com açúcar e canela é o Queijo Fresco.

Abacaxi e Ananás... espectáculo! Mas não abusar por causa do ácido nos cantos da boca. Se não forem ácidos... à farta!
Redondinha, sumarenta, generosa, cor de laranja... a Laranja!
Recomendada para prevenir espirros e constipações por causa da sua vitamina C. Gosto dela aos gomos, às rodelas e, outro espectáculo da fruta deste Planeta!, em sumo logo de manhãzinha, em jejum... Descarga certa e espaço livre para um belo pequeno almoço. Uma excelente entrée de qualquer dia do ano.

Conheci no quintal da nossa casa na Rodésia uma Goiabeira que me deu centenas de Peras Goiabas, a maioria comidas em cima dela, nas incontáveis trepadelas por ela acima. Um sabor e textura muito particulares. E a Amoreira, mais abaixo do outro lado da rampa da entrada? Ricas Amoras! Vermelho tinto na boca, nos calções e na camisa... era mato, digo, Amora! Tudo para lavar. E as nódoas... ai, as nódoas!

Alaranjada, do tamanho de uma uva matulona, a nossa conhecida e querida Nêspera. Tirada a pele, dois ou três caroços, leiam-se sementes, que germinam com muita facilidade, e o resto é tudo polpa!
Uma árvore generosa, a Nespereira, e resistente uma vez implantada.
As Uvas... estão aprovadas. Brancas, pretas, de qualquer cor, desde que boas. Peras, Maçãs e Pêssegos sempre estiveram na mesma classe de gostos. Qualquer deles em qualquer altura desde que saborosos e sumarentos. Hoje já se apanha muita farinha e desgosto com estes três.
Fruto divinal, que descobri já tarde ou numa fase adiantada da minha vida, se preferirem, sofisticado, de textura alucinante, gosto sensual e muito característico, ou se ama ou se detesta... o Dióspiro!

Nunca pensei no limão enquanto fruto embora conheça quem os coma à dentada, qual laranja. Não me choca mas não pratico. Já que estamos de novo pela vitamina C, lembro-me do Kiwi, muito rico na dita e com sabor exótico, agradável. Quente não, nem muito frio. Fresquinho e maduro q.b. cai muito bem. É bom mas não deliro.

Fruta de eleição?... Várias.
Banana, Morango e Dióspiro com a frequência da sequência apresentada.
Poderia ter ido pelos Morangos com "Strawberry Fields Forever" ou pela Tangerina, prima pequena da Laranja, atrás de "Tangerine Dreams" ou com o Melão, não, com o Melão, não! Mas não fui, vim por aqui.

Uma Viagem pela fruta da minha Vida. Obrigado por terem viajado comigo.