«Não é praia, não é campo... é o Ikea em Matosinhos» assim começa, na Antena 1, a notícia sobre a abertura do novo Ikea em Portugal «o maior da Península Ibérica», que cá em portugal é tudo em grande já se sabe!
Às primeiras não-sei-quantas-pessoas oferecem 1 cheque (para gastar no Ikea) de 100 euros! Logo, o que faz o português?! Planta-se à porta do Ikea desde as 2 da manhã de Domingo «eu não conseguia dormir então vim para aqui falar com os seguranças e assim» (diz o primeiro cliente Ikea Matosinhos) e «então o que é que trouxe para trocar pelo cheque?!» (pergunta o jornalista) «trouxe este candeeiro centenário da avó da minha namorada!» (responde o inaugurante), o jornalista prossegue «então e esta senhora?! O que é que temos aqui?!» «Ah! é uma pistola antiga que estava lá em casa!» (responde displicente a senhora) e pergunta ainda a outro «Então e este jovem?!» «Isto é só uma cadeira que estava lá em casa dos meus pais!» (responde o jovem) «Mas parece antiga» (insiste o jornalista) «pois isto é capaz de ter a idade dos meus pais (diz entre risos)».
E eu, sentadinha à mesa enquanto tomo o pequeno-almoço, só consigo pensar que preferia ficar com o candeeiro, com a pistola antiga e com a cadeira que eles vão trocar pelo cheque de 100 euros do Ikea!