Colóquio sobre Nova Oeiras

Organizado pela AMNO – Associação de Moradores de Nova Oeiras, vai realizar-se no dia 17/11/07, pelas 15h, no Auditório do Centro Paroquial de Nova Oeiras o Colóquio "Nova Oeiras Património Moderno Para um Futuro Sustentável".
O Colóquio contará com a participação do Presidente da CMO, Dr. Isaltino de Morais e dos arquitectos Ana Tostões, Aurora Carapinha, Gonçalo Ribeiro Teles, José Manuel Fernandes, Nuno Portas e Pedro Brandão.
O bairro de Nova Oeiras foi projectado na década de 1950 e é um dos exemplos de urbanismo do movimento moderno mais emblemático a nível nacional e europeu.
Uma obra referencial do urbanismo e da arquitectura paisagista, claramente influenciada pelo modelo da "cidade-jardim" preconizado por Le Corbusier.
O plano inicial de Nova Oeiras foi dos arquitectos Cristino da Silva e Falcão e Cunha e do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Teles, desenvolvendo-se por uma área de cerca de 13 hectares.
No momento em que se implanta no concelho de Oeiras a carta de princípios da Agenda XXI, surgem novos paradigmas urbanísticos e colocam-se novos desafios a um bairro com as características de Nova Oeiras. Desafios que passam pelos novos conteúdos culturais que dinamizem os lugares, bem como pelas questões ambientais que ganham acentuado relevo.
O Colóquio pretende ser a rampa de lançamento para uma reflexão aprofundada sobre:
- Qual o papel do património de Nova Oeiras numa cidade "sustentável", de acordo com os princípios da Agenda XXI;
- Qual o papel dos agentes locais na concretização de um "urbanismo vivo" integrado e participativo, do qual a "unidade bairro" é elemento essencial.
Os arquitectos do movimento moderno acreditavam que "uma boa arquitectura/urbanismo gerava a felicidade das suas comunidades". É esse espírito que se pretende relançar, no quadro dos novos desafios culturais e ambientais.
Entrada livre.
Informações: amnovaoeiras@sapo.pt
www.novaoeiras.com