Andromeda de Jacopo Palma, 1610
Vénus de Lucas Cranach, O Velho, 1532
Vénus de Lucas Cranach, O Velho, 1532
O nascimento de Vênus de Sandro Botticelli,1483
"Se considerarmos muitas expressões da arte medieval e as confrontrarmos
com os modelos da arte grega,à primeira vista parecer-nos-á difícil
pensar que estas estátuas ou construções arquitectónicas,
que depois do Renascimento foram consideradas bárbaras e desproporcionadas,
pudessem encarnar critérios de proporção."
..."Com efeito no decurso do tempo houve diversos ideais de proporção."
"Quando,através da pintura,se busca percaber qual foi o ideal renascentista
de Beleza humana, parece que há uma diferença profunda entre a perfeição
da teoria e as oscilações do gosto.
Quais são os critérios proporcionais comuns a uma série de homens e
mulheres considerados belos por artistas diferentes?
Poderemos encontrar a mesma regra proporcional na Vénus de Botticelli,
na Vénus de Lucas Cranach e na Ninfa de Palma,O Velho?"
da "História da Beleza" Direcção de Umberto Eco
de "A Proporção na história"
"Se considerarmos muitas expressões da arte medieval e as confrontrarmos
com os modelos da arte grega,à primeira vista parecer-nos-á difícil
pensar que estas estátuas ou construções arquitectónicas,
que depois do Renascimento foram consideradas bárbaras e desproporcionadas,
pudessem encarnar critérios de proporção."
..."Com efeito no decurso do tempo houve diversos ideais de proporção."
"Quando,através da pintura,se busca percaber qual foi o ideal renascentista
de Beleza humana, parece que há uma diferença profunda entre a perfeição
da teoria e as oscilações do gosto.
Quais são os critérios proporcionais comuns a uma série de homens e
mulheres considerados belos por artistas diferentes?
Poderemos encontrar a mesma regra proporcional na Vénus de Botticelli,
na Vénus de Lucas Cranach e na Ninfa de Palma,O Velho?"
da "História da Beleza" Direcção de Umberto Eco