Eduardo Batarda no CAMB



















Na exposição de Eduardo Batarda (1943), são apresentadas obras desde a década de 60 até à actualidade, com apresentação de duas obras inéditas que o artista desenvolveu propositadamente para esta exposição, e que constitui a mais recente aquisição da Colecção Manuel de Brito.
Os anos 70, período com acentuada representação nesta mostra, são anos em que com mestria o artista se dedica à aguarela e, em que as suas obras são marcadas por uma figuração pop, com recorrência ao registo estilo BD, entre outros, em que o humor acicata com acutilância uma linguagem pictórica sexualizada, de crítica artística, social e política.
Nos anos 80, a paleta cromática foca-se nos negros, que se sobrepõem em camadas, deixando apenas vestígios de cores, que dão suporte à definição de linhas e traçados repetidamente sobrepostos, constituindo uma complexa malha visual, de que é exemplo: “Morse Segundo Braille" 1987.
Nos anos 90 a cor tende a voltar a emergir e a partir de 2000, os tons escuros, pretos e cinzentos, contemplam e integram, tons mais luminosos e mais delicados. Esta é uma fase de maturidade e depuração da obra do artista.




















Para ver no Centro de Arte Manuel de Brito em Algés até ao próximo dia 17 de Janeiro.


(texto via : camb.cm-oeiras.pt)