Mapa recomenda: Pintura






Lisboa, 9 de Fev. de 2012 
Rogério Mourtada 


A série de trabalhos aqui apresentada, já exposta algumas vezes em Inglaterra e Portugal, foi desenvolvida por Tiago Serpa (Lisboa, 1984) entre 2007 e 2008, quando concluía o curso Fine Art-Painting no Northbrook College of Brighton University.  

Este conjunto de imagens trata de uma reflexão sobre aspectos da cultura ocidental que se manifestam nas relações afectivas. O processo desenvolveu-se num diálogo com pinturas produzidas entre os séculos XV e XXI, como: Marriage à la mode, de William Hogarth; Salomé recebe a cabeça de São João Batista, de Caravaggio; O Jardim das delícias, de Hieronymus Bosch; além das obras de Goya, Tolouse Lautrec, Hopper e Paula Rego.

Tal diálogo com a História da Arte – ainda mais quando materializado através da pintura de um artista do nosso tempo – amplia-se para um diálogo com a nossa sociedade atual, tão desenvolvida científica e tecnologicamente, no entanto carregada de contradições potencialmente dilacerantes para os indivíduos e suas relações. Tiago Serpa sabe que estas contradições podem e devem ser identificadas e confrontadas de modo que revelem as suas verdadeiras origens, e que esta atitude é fundamental para jamais tomarmos, resignadamente, embustes por fatalidades.  

O artista vem desenvolvendo, com competência e constância, um programa de trabalho que envolve enfaticamente o desenho, o que repercute de modo claro em sua pintura mais recente, que ruma no sentido de maior elaboração das sínteses e despojamento. Os seus avanços no domínio da linguagem visual são articulados e cada vez mais integrados com o que acaba por ser o seu grande interesse que, aqui, traduzimos com as palavras do poeta Carlos Drummond de Andrade:

a vida apenas, sem mistificação. 




7 de Março de 2012 a partir das 18h30 no ISPA 
Sala de Exposição Mário Casimiro (3º piso).
Rua Jardim do Tabaco, nº 34 1149-041 Lisboa 
Tel:218 811 700