FILOSOFIA COM CRIANÇAS - curso para formadores



Datas e horários: De 11 de outubro a 23 de dezembro, duas sextas-feiras por mês, das 18:30h às 22h. 
Público: Professores, Educadores de Infância, Animadores Socio Culturais.
Número de participantes: máximo 20.
Investimento: 45€ mensais 15 € de inscrição*
Inscrições e informações: 918 920 408
*Sócios da Mapa e alunos que transitam de ano isentos do pagamento de inscrição


 A Experiência do Filosofar em sala de aula”, enquanto proposta de formação não pretende apresentar aos professores nenhum conhecimento conceitual, mas sim um certo “Devir –Criança” do adulto. Trata se duma aproximação à experiência da  Infância, na qual se adquire uma atenção particular ao pensamento das crianças, nomeadamente às suas idéias filosóficas, através da escuta e do reconhecimento da sua aptidão natural para o questionamento filosófico. Por um lado isso implica saber ouvir as suas idéias e opiniões identificando o seu substrato filosófico e por outro, ser capaz de problematizar com elas as suas questões. Valorizar as perguntas e as opiniões das crianças, e tomá-las na sua singularidade e especificidade, permitirá não só dar voz e expressão ao seu pensamento como desenvolver as suas capacidades reflexivas, como por exemplo, a construção de sentidos para as problemas que a vida lhe coloca.
Num primeiro tempo a formação incidirá sobre os exercício tais como: a abertura para o que ainda não somos, a investigação criativa como modo de compor e recompor o pensar e o sentir, a problematizarão como maneira de abrir espaços onde habitualmente não há perguntas. Num segundo momento este trabalho será realizado em contexto de sala de aula, com o grupo - turma dos formandos, no caso de existir essa possibilidade. 




Sobre a formadora:

Rita Pedro, licenciada em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa (FCSH) em 1999, realizou o trabalho final de tese com orientação do Professor José Gil.  Actualmente é também estudante no curso de Mestrado em Filosofia na FCSH. Desde 1999, dinamiza sessões e oficinas de continuidade, de  Filosofia com Crianças (FCC), em diversas instituições educativas (escolas de ensino pré escolar e escolar, serviços educativos e Organizações não Governamentais); dá formação na área da FCC dirigida a professores, educadores, e outros profissionais da educação; leciona seminários de introdução e sensibilização à FCC em escolas superiores de educação a estudantes de licenciatura e de mestrado (Maria Ulrich). Durante 8 anos, concebeu, orientou e dinamizou projectos na área da FCC  dirigidos a  crianças emigrantes e filhos de emigrantes de Cabo Verde no bairro da Cova da Moura na na Associação Cultural Moinho da Juventude, e em Cabo Verde, com crianças de comunidades piscatórias e rurais. Participou em diversos encontros e congressos organizados pelo NEFI (núcleo de estudos filosóficos da Infância), na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).   Em 2013, iniciou um trabalho com artistas (atores, músicos e cenógrafos) na Fábrica das Artes do CCB, no âmbito dum ciclo dedicado ao Pensamento e à Contemplação artística, e de colaboração com artistas em projectos de espetáculos. 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: 918 920 408